quinta-feira, 11 de novembro de 2010

depoimento_ Jussara Vidal -irmã de Iraci Vidal e educadora

A trajetória profissional de Iraci Vidal foi marcada por um compromisso constante com a educação, especialmente dos segmentos mais vulneráveis da sociedade. Foi professora e formou-se em pedagogia no ano de 1983, atuando como educadora em escolas públicas e em diversos programas governamentais destinados à educação de crianças e jovens e adultos.
Seu trabalho, realizado em várias áreas e com grupos tão diversificados, exprime uma prática ousada e inovadora que buscava fomentar a participação e o protagonismo dos sujeitos de sua ação: alunos, famílias, comunidade ou mesmo educadores, nos diversos trabalhos em que assumiu a função de coordenadora ou direção.
Seu olhar e suas ações vincularam de modo marcante a arte e a educação, como forma de expressão e de aguçamento de sensibilidade e criatividade, como também, de desenvolvimento humano e participação social.
Sempre lembrada pela sua vivacidade, criatividade e incentivo à participação em todos os níveis, o trabalho de Iraci Vidal deixou muitos frutos e lembranças inesquecíveis em seus alunos, colegas de trabalho, amigos e familiares.
Apresentamos neste blog, algumas das inúmeras cartas enviadas pelas crianças da Escola Municipal Anita Catarina Malfatti - na qual Iraci atuava como diretora -, e que foram enviadas no período em que ela estava doente. Esses registros nos dão uma idéia da sua relação afetiva com o trabalho e de sua proximidade com as crianças e famílias, expressando um elemento precioso no cotidiano da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário