quinta-feira, 11 de novembro de 2010

depoimento - Claudia Marinho, educadora

Este documento apresenta algumas contribuições que Iraci Vidal trouxe para as áreas da educação e da arte. O relato que segue está fundamentado na profunda relação afetiva e profissional que estabelecemos ao longo de mais vinte anos de amizade e cumplicidade “contundente” .
Ira (como era conhecida) encaminhou, paralelamente, uma produção como artista e como educadora. Foi atriz premiada pela APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo ), coordenou a Equipe de Arte Educadores em um projeto pioneiro na Secretaria do Menor ( Projeto Enturmando, de 1988 a 2003), e mesmo quando passou a trabalhar como professora e diretora em escolas do município de Diadema, não abandonou seu ponto de vista de artista para encaminhar as aulas e administrar as escolas pelas quais foi responsável. Apresento, portanto, alguns projetos que foram desenvolvidos por ela no período em que Ira trabalhou em Diadema, dos quais tenho noticia a partir de relatos feitos por ela sobre alguns resultados obtidos, bem como por contas das longas discussões quando ela era tomada por alguma nova idéia.
Neste texto não apresento de forma documental as realizações de Ira. Trata-se de um relato de memória, no entanto, é possível consultar a agenda de atividades desenvolvidas nas escolas pelas quais ela passou para constatar algumas de suas idéias mirabolantes e criativas e constatar a envergadura de suas ações, bem como as aproximações que ela sempre buscava entre educação e arte .

Dicionário Regional

Este projeto foi desenvolvido por Ira com os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), sendo que sua proposta foi, a partir de grupo de conversas com os alunos e de atividades de artes visuais, criar um dicionário que reunisse os diferentes significados de palavras e expressões, costumeiramente usadas pelos alunos, como eram definidos em seus lugares de origens: diferentes locais do Brasil, sobretudo localizados no norte e no nordeste. Cabia ao grupo de alunos reunir um conjunto de termos e palavras a serem definidos, e a partir das práticas do desenho, da colagem e da escrita, cada um deles deveria construir o sentido das palavras escolhidas para a confecção de um grande livro. Lembro-me que o projeto foi concluído e o livro – ricamente ilustrado – foi apresentado em uma exposição de final de ano na escola.


Projeto de sinalização
Projeto de Sinalização realizado em parceria entre a Universidade Anhembi Morumbi e a E M Anita Malfatti em 2005. A proposta foi desenvolver um projeto de sinalização para a Escola Anita Malfatti, a partir de um trabalho conjunto entre professores e alunos das duas entidades. A partir de palestras ministradas por professores da Universidade foi abordada a sinalização como recurso importante para a valorização dos espaços comum de convivência. Foram realizadas atividades de desenho, fotografia, colagem, oficina de tipografia, dentre outras que contribuíram para a definição do projeto. Como resultado final chegamos a um manual de identidade da escola, acompanhado de um projeto de sinalização totalmente desenvolvidos pelos alunos.
No Blog: http://sinalizar.blogspot.com/ , é possível acompanhar os passos iniciais do projeto.

Radio Merenda
O projeto Radio Merenda foi desenvolvido por Ira com os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e tratava-se de uma rádio, cuja programação era integralmente elaborada pelos alunos - com o auxilio de professores e da direção – e apresentada durante o intervalo das aulas . Um dia em que fui visitar Ira na Escola, (cujo nome não lembro, mas certamente deve haver algum registro desta experiência na Prefeitura de Diadema), cheguei a ouvir a rádio. Os apresentadores eram muito animados, e no dia ouvi alguns informes da escola e uma programação musical igualmente animada.

Rg Digital
Um dos últimos projetos que discuti com a Ira. Na ocasião de nossas conversas ele ainda não estava ainda muito bem definido. Por isso não tenho muito o que falar deste projeto - mas sei que ela já contava com a ajuda de alguns profissionais para a sua realização. No entanto, fiquei encantada com a sua proposta, que, grosso modo, consistia em criar uma rede social dos alunos da escola.

Por enquanto apresento estas ações de Ira (Iraci Vidal), mas seguimos na tarefa de reunir outras tantas no blog: http://iravidal.blogspot.com/
Será igualmente rico se os colegas de trabalho, alunos, ex-chefias complementarem e enriquecerem estas informações, na medida em que puderam vivenciar tais experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário